EDITORA: Bianch

Páginas: 154

ISBN: 978-85-66282-29-0

Copyright 2014 by Marcelo Rates Quaranta

 

Comandante...

Na Íntegra da Palavra

 

 

"Comandante... Na Íntegra da Palavra" é uma compilação de 35 anos de vivência na aviação. O livro é dividido em duas partes: Em sua primeira parte fala sobre as várias personalidades de pilotos,  e comportamentos negativos observados nesses profissionais. É basicamente um guia de ética na aviação e de como vencer na carreira evitando as armadilhas dos comportamentos desprezíveis e inoportunos.  O livro desnuda a aviação e

quebra tabus,  falando de coisas que sempre ficavam no plano subjetivo. 

O texto principal, "Comandante... Na Íntegra da Palavra" ficou conhecido pelo público através de blogs, sites e sobretudo pelo belíssimo vídeo produzido e narrado por Ronaldo Borges, fundador do grupo Norte Verdadeiro no Facebook (Vídeo abaixo) 

A segunda parte é de deliciosos contos e crônicas, todos tendo a ética como tônica, misturada a elementos como  a filosofia, o amor pela aviação , o aprendizado e o lado mais humano do aviador.  

OPINIÕES

          "Dono de uma pena certeira e contundente, seus textos costumam navegar longe pelo espaço cibernético e alguns deles já tem versão para o inglês. Cruzam fronteiras, invadem corações e mentes simplesmente porque falam com a autenticidade de quem vive detalhes fundamentais da vida cotidiana de aviadores." 

                                                                                                Cmte. Ruy Flemming

          "Ensinar Aerodinâmica, Regulamentos de Tráfego Aéreo, ou treinar uma glissada são tarefas possíveis neste novo cenário, mas e ética ou cultura aeronáutica? Isto não está previsto nos manuais de instrução das escolas de aviação de hoje – na verdade, nunca estiveram, mas antigamente havia a presença de aviadores mais antigos nos aeroclubes, que transmitiam esses ensinamentos no ambiente de instrução. Daí a importância cada vez maior de uma obra como esta, em minha opinião imprescindível para uma boa formação de aviador. Ou, então, contente-se em ser simplesmente um piloto."     -                      

                                Cmte. Raul Marinho, Colunista de Aviação e Editor do Site "PARA SER PILOTO"

          "Aplaudo com entusiasmo a obra desse artista das palavras, que é o Comandante Marcelo Rates Quaranta, com pontos de vista sensatos, atemporais, como se fossem uma sifonia de Mozart.  Seus textos fluem de forma natural e intuitiva, não só quando trata de aviação, mas sobre os mais diversos assuntos, demonstrando notável desenvoltura intelectual. Para quem busca a leveza das palavras em busca de seus sonhos na aviação, a leitura desse livro, lembrando do ensinamento do pensador espanhol Jose Ortega y Gasset, que definiu brilhantemente o que significa a BOA TÉCNICA, será "o esforço para poupar esforços"                          

                                                                                        Cmte. Leandro Soares Costa - Avianca

         "Com uma leitura gostosa e objetiva, esta obra traduz ao leitor os conceitos de como um aviador deve  conduzir sua vida pessoal e profissional, seja ele iniciante ou experiente.  O Cmte. Marcelo Quaranta, com maestria, nos presenteia  com esse belíssimo trabalho, que não distingue o piloto em hipótese alguma pelo equipamento que ele voa,  e sim pela nobreza e grandeza de suas atitudes dentro e fora da cabine de comando."          

                                                                Cmte. Ronaldo Borges - Fundador de Norte Verdadeiro.